quarta-feira, 10 de março de 2010

A Força do Sábado.




 
"Quero cada vez mais aprender a ver como belo aquilo que é necessário nas coisas: - assim me tornarei um daqueles que fazem belas as coisas. Amor fati: seja este, doravante, o meu amor! (...) E tudo somado e em suma: quero ser, algum dia, apenas alguém que diz Sim!"

Nietzsche*

Hoje é um sábado tão forte que todas as coisas estão vibrando numa freqüência mais alta. Tão forte e luminoso é o sábado, pois há uma luz incandescente que fecunda o dia. Tão forte e majestoso esse sábado em seu derramar-se contínuo. É eternamente novo e forte e belo esse sábado, porque pousa agora sobre o mundo sua asa luminosa, porque é voraz e porque algo em mim que esteve encerrado quer agora transbordar e nascer. Hoje é um sábado tão forte que os espíritos que me rondam resolveram dançar no jardim. E são risonhos em sua glória esses espíritos do sábado e são infantis e graciosos quando dançam e são generosos quando me apontam o sábado, com o dedo brincalhão: “- Olha, vive o sábado, este sol que sobre o teu sábado brilha, aproveita-o, bebe a luz do sol desse sábado e preenche teu coração com a vida mais pura que do teu sábado jorra em borbotões!” Hoje é um sábado tão forte que nenhuma palavra pode conter sua desmesura, é um sábado tão vívido que nenhuma teia de discurso pode circunscrevê-lo, nãonada que possa infligir a esse sábado o menor reparo, nãonada que possa corrigi-lo, nada que possa restringir a amplitude desse sábado. O sábado não aceita esquemas. Porque ele é tão forte e tão belo e poderoso em seu vir-a-ser que nãonada que nele queira ser corrigido, nada nele a ser justificado, nãonada nesse sábado que queira ser alterado, não há nenhuma força capaz de tornar opaco seu brilho, nenhuma jaula capaz de conter sua alegria furiosa, nenhum fechar de olhos, nenhum cerrar de cortinas, nenhum tampão ou alçapão capaz de ocultar ou renegar o júbilo que nele e através dele se sustenta. Com uma gratidão tamanha que me invade o peito, de poder participar da festa forte desse sábado, ter pulmões pra receber uma lufada de vento, ter olhos sensíveis à luz e ter ouvidos para ouvir a músicaque é com badulaques e arabescos e cheiro de grama recém-cortada que o sábado abre comportas, mais a saliva grossa de um cão sobre o piso da varanda, mais as mandalas de vidro que giram e mais a luz que atravessa as janelas da casa e as mandalas, são essas e todas as outras coisas que compõem o sábado e é com elas que eu danço e envio em direção ao sábadoem todas as direções - um hino de louvor

Referência da epígrafe: NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. Aforismo 276, p. 187.

Nenhum comentário: